“Qual seu telefone?” Não. Definitivamente essa não é mais a “principal” pergunta feita quando uma pessoa pretende manter contato com outra. O correto é “qual seu Facebook? Instagram? Twitter?…”. As mídias sociais estão tomando conta (literalmente) do dia a dia das pessoas. Estão ocupando um lugar próprio.
No mundo dos negócios não é diferente. As empresas já estão sentindo a necessidade de estar presente neste novo mundo, para se aproximar ainda mais do seu público. Não é o caso de apenas criar uma conta nas redes sociais, é necessário conhecimento e um planejamento estratégico para atingir e compreender seu “target”.
O site é a loja. Onde você apresenta serviços, produtos e até mesmo realiza as vendas. Já as redes sociais são canais de comunicação que permitem a interação do cliente com a marca.
O Brasil já ocupa posição dos países mais experientes nas mídias sociais. Segundo um relatório do eMarketer (2013), 79% dos usuários de internet no Brasil estão presentes nas mídias sociais. No primeiro trimestre de 2013, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou pela primeira vez a casa dos 100 milhões, segundo estudo divulgado pelo Ibope Media. Os dados indicam que o país atingiu 102,3 milhões de internautas.
Mas afinal, o que é mídia social? Mídia, é o meio. Social (de mídia social), o relacionamento. É a comunicação de todos para todos. Até poucos anos atrás a comunicação de massa era de um para todos. Do jornal para o leitor, da TV para o telespectador, do rádio para o ouvinte, entre outros. Mas isso mudou. Hoje, qualquer pessoa pode dar e receber informações através da enorme rede de comunicação do planeta: a internet.
A principal vantagem das mídias sociais para as empresas e negócios, além da significante quantidade de usuários ativos, é a oportunidade de produção de conteúdo e interação entre empresa X cliente, onde o cliente pode expor suas ideias e opiniões a respeito do produto/serviço oferecido, e a empresa receber essas informações para melhoria e até mesmo, defesa.
Veja uma relação das principais redes sociais, com dados atuais referente a usuários ativos.
E a sua empresa? Já está presente nesse novo mundo? Pense nisso.
Autora: Bianca Caroline