Os jovens brasileiros utilizam os meios de comunicação principalmente para se informar. Pelo menos é o que indica os dados do estudo Target Group Index, do Ibope Media. Para atingir esse objetivo, 93% usam os jornais, enquanto outros 72% usam a TV.
Grande parte desses jovens, 61%, estão conectados a mais de um meio ao mesmo tempo. Engana-se quem pensa que são apenas espectadores passivos. Seus índices de uso de internet e comentários nas redes durante as exibições são superiores aos encontrados na média da população, conforme indicado na edição de 2014 da Pesquisa Social TV.
Mas na realidade, quem são esses jovens e o que eles fazem? O que se sabe é que a média é de 23% casados ou vivendo com um companheiro, 48% se reúnem com amigos, 48% faz/participa de churrascos e 45% sai para jantar. Todos os percentuais estão acima da média da população, de acordo com dados da última onda do Target Group Index.
E, por último, o jovem digital é mais corajoso em relação população em geral. Isso se dá ao mostrar, por exemplo, que gosta de correr riscos (27% versus 22%) e gostaria de empreender uma vida de aventuras, novidades e mudanças (60% contra 51%). O jovem também é considerado mais ambicioso por querer atingir o topo da carreira (76%).