De acordo com levantamento e pesquisa da Brand Finance – empresa de avaliação e gestão de marca – nove entre as dez marcas mais valiosas da América Latina, são brasileiras. No ranking, o Bradesco é a que mais detêm valor, com R$ 31,9 bilhões.
O Banco Itaú, aparece em 2º lugar, com R$ 26,8 bilhões; Banco do Brasil em 3º com R$ 14,8 bilhões; Claro, do México com R$ 11,6 bilhões aparece na 4º posição e o Banco Santander, do Brasil, com valor de marca de R$ 11,4 bilhões em 5º lugar, fecham as cinco marcas mais valiosas. Em território nacional, a soma das 100 maiores marcas presentes atingiu o valor de R$ 330,8 bilhões em 2012, um crescimento de 7% comparado a 2011.
As dez primeiras colocações sinalizam a solidez dos bancos brasileiros e a melhora do desempenho de suas marcas perante o público. Segundo a Brand Finance, a edição do ano envolveu 1.200 marcas, incluindo marcas de outros países da América Latina que não participavam e elevou o número de avaliação do ranking, que antes ia até a centésima posição. Agora divulgadas as 150 marcas mais relevantes.
Autora: Andreia Melero.