O comércio eletrônico brasileiro teve faturamento de R$ 16 bilhões, no primeiro semestre deste ano, segundo o 30º relatório WebShoppers, divulgado pela E-bit. O faturamento teve uma alta de 26% em relação ao ano passado. Ainda de acordo com a empresa especializada em informações do e-commerce, o setor encerrará o ano com faturamento de R$ 35 bilhões, total de 104 milhões de pedidos.
Mais de cinco milhões de novos consumidores fizeram compras no varejo online até junho, o que elevou para mais de 25 milhões o número de internautas que fizeram compras na internet no primeiro semestre do ano. Até dezembro esse número deve subir para 63 milhões.
Houve aumento de vendas de aparelhos de TV e produtos correlatos a Copa do Mundo no Brasil, como camisas de time, bolas, smartphones, GPS com TV, câmera digital, celulares, tablets e jogos de futebol.
-
Já o mobile commerce, uso de dispositivos móveis para compras na web, teve crescimento de 84% em um ano. O m-commerce subiu de 3,8%, em junho de 2013, para 7%, em junho deste ano. Nos primeiros seis meses do ano foram realizados mais de dois milhões de pedidos que resultaram em um faturamento de R$ 1,13 bilhão.
A categoria moda e acessórios manteve a liderança nas vendas, com 18% no volume total de pedidos; seguida por cosméticos e perfumaria/saúde, com 16%; eletrodomésticos (11%), livros/assinaturas e revistas (8%) e telefonia/celulares (7%) e informática (7%).
Fonte: Meio e Mensagem.