Os profissionais das mídias sociais

Com toda a certeza, você sabe que as mídias sociais são essenciais para muitos negócios. Todos sabemos disso.

Mas quem realmente está preparado para ser um social media de alta qualidade? Onde habitam, o que comem, e como se multiplicam? Não, não precisa esperar até o Globo Repórter fazer essa matéria. Nós, da Webingá, mergulhamos no universo online desses profissionais e pontuamos alguns traços de personalidade que separam eles daquele seu sobrinho que sabe “mexer” no Facebook, além de enfatizar as vantagens de ter os verdadeiros profissionais ao seu lado.

  #Interação:  Os profissionais das mídias sociais se jogam na interação humana em um nível que os outros não imaginam. Conectados praticamente 24 horas por dia, eles estão sempre checando e-mails – geralmente têm mais de uma conta – e redes sociais no celular, tablet e qualquer gadget que tenha acesso à internet. Estão sempre por dentro de tudo, mesmo que o foco do trabalho seja uma área específica, pois conseguem, com maestria, fazer um paralelo com vários assuntos ao mesmo tempo.

Os clientes pedem pela interação rápida, de qualidade e com responsabilidade. Tudo isso para ontem, afinal, as opções de marcas, empresas, produtos e serviços são incontáveis e apenas com um clique, troca-se uma opção pela outra. Satisfazer o cliente com excelência não só garante lucro e resultado no primeiro momento, mas também cria vínculo e fidelidade.

Então trate de relevar aquele seu amigo que está no restaurante ou no bar, sempre com o celular em mãos. Essa dedicação é uma qualidade que, atualmente, toda empresa luta para ter.

social_media-widecopia

  #SextoSentido: Mais do que um discurso poético, rejuvenescedor e empolgante sobre vendas, ou quão bons são os produtos ou serviços. Os malucos das mídias sociais têm o tato e a sacada de saber realmente o que seus clientes querem ouvir. Como já foi dito acima, inúmeras opções estão à disposição. Não se trata só da divulgação da qualidade – lembrando que sim, ela faz diferença afinal, não há como fazer milagres.

Com uma intuição invejável a qualquer vidente – #RIPMãeDinah -, um timing perfeito pra usar aquela piada que quebra o gelo e soltar aquela frase de efeito incomum e totalmente relevante, o social media consegue, com sabedoria e raça, sair de adversidades, crises, encarar críticas negativas e fazer de toda e qualquer situação, aprendizado e, fonte de inspiração para melhoria dos serviços prestados.

Ter um funcionário que sabe falar o que as pessoas querem e precisam ouvir, é um componente essencial para estratégias bem sucedidas. Quando alguma situação adversa acontecer, será melhor ignorar o consumidor, não valorizando a opinião dele, ou ter aquele profissional que sabe exatamente o que dizer?

  #Jeitinho: A mídia social de resultado não é simplesmente “esguelar” ao mundo um produto. Está mais relacionada com sussurros do que com gritos.

Generosidade e criatividade são ouro nas redes sociais, os grandes sabem disso. Considerar as opiniões dos outros e ter um diálogo com o público online é imprescindível.  Com tanta informação, barulho e ruído acontecendo – literalmente – num piscar de olhos, acabamos por treinar nossa mente a filtrar o que é útil e o que não é, e é aí que entra o bom social media.  Ele sabe compartilhar conteúdos alinhados com as necessidades e comportamentos dos seus seguidores/curtidores/público, agindo mais como amigo do que como marqueteiro.

Enquanto alinham as estratégias de mídias sociais com as metas e objetivos corporativos, eles são os primeiros a segurarem a placa de “Bem-vindos”, e os últimos a deixarem você “pagar o pato”.

  #Compartilhe: Foi-se o tempo em que a relação entre você e a Coca-Cola acabava no último gole. Ou, quem sabe o seu caso de amor com a prefeitura da sua cidade, acabaria no recebimento do carnê de IPTU – não é mesmo, Prefeitura Municipal de Curitiba?

Quem está conectado e por dentro do que acontece nas redes sociais, obviamente, sabe que isso mudou significativamente. Criar, cultivar e manter uma personalidade, para empresas ou marcas, pelas mídias sociais é fundamental do ponto de vista das relações públicas. Os clientes se acostumaram a manter uma relação que tenha informação, novidade e senso de humor apurado com algumas marcas, que usam desses elementos nos posts e tuítes diários.

Se a Prefeitura de Curitiba, usando de simpatia e muito bom humor, ganhou tantos “curtidores” – alguns nunca nem pisaram na cidade – por que tratar o seu público apenas como se fosse um número?  O verdadeiro social media sabe que números são importantes, porém, acima da quantidade, a qualidade sempre está em pauta.

Ele pode não estar nos seus melhores dias, mas não perde a estribeira e nem desperdiça caracteres com arrogâncias, clichês e falsa modéstia. Eles sabem usar da leveza, sarcasmo e muitas vezes da ironia, com total maestria, para incrementar cada frase, sem perder o intuito do post, logicamente.

Pessoas que usam hashtags – mas com ponderação, por favor -, unem os smiles e gírias “internéticas” com os jargões do momento, certamente sabem o que escrever, como escrever e para quem escrever. Compartilhar o que há de melhor, e ser compartilhado, é um grande segredo para o sucesso dos likes.

Como na via de mão dupla do diálogo empresa e público, quando o verdadeiro profissional das mídias sociais está em campo, os dois times saem ganhando. Ainda acha que o seu sobrinho dá conta do recado? Então continue aí, sentado quietinho e ignorado, ao lado da Cláudia.

 

Você já viu nossa matéria sobre diálogo entre marcas e consumidores no Twitter? Não? Então clique aqui!

Be Sociable, Share!

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>