Micro, pequenas e médias empresas representam a maioria dos empreendimentos do Brasil. E ao contrário do que muitos pensam, para sobreviver nesse mercado competitivo, o mais importante não é apenas o investimento, mas sim a forma correta de investir na empresa, nos meios que ela utiliza para se destacar no mercado.
As empresas podem ser vistas como grandes e organizadas corporações por meio do uso de ações estratégicas do “novo marketing”. Com ações dentro da web, elas conseguirão atingir perfeitamente seu público gastando muito menos em comparação às ações tradicionais como anúncios, propagandas, etc. O diferencial da internet é que pequenas e médias empresas têm a vantagem de implantar e implementar projetos com mais agilidade e adaptação.
Com foco na web, relacionamento e com um planejamento adequado, sua empresa vai atrair novos clientes e fidelizar os clientes já existentes.
Diretamente, o Inbound Marketing (novo marketing), é baseado em ganhar a atenção e busca tornar a empresa facilmente encontrável na internet, conduzindo os consumidores para o site por meio da geração de conteúdo adequado. É preciso estar sempre conectado, falar a língua dos internautas e claro, encantar.
Para que esses caminhos sejam percorridos de maneira correta, alguns itens merecem toda a sua atenção:
Mídias Sociais: É preciso fazer parte da rotina, da vida do cliente, Faça o plano de negócios, verifique qual é o público que você realmente quer atingir, organize os assuntos de interesse do mercado, analise as informações que sua empresa tem. Uma boa estratégia é utilizar depoimentos de clientes satisfeitos, incluir o histórico da empresa, prêmios.
SEO: Aprenda sobre as ferramentas gratuitas como o Google Keyword Tool (Planejador de Palavras-chave) e tenha em segundos quais são as palavras mais procuradas sobre a empresa. É muito importante utilizar as palavras-chave corretas para que os mecanismos de busca encontre facilmente a empresa e seu conteúdo. Analise seu mercado e tudo relacionado a ele que está na web.
Blog: É a maneira mais fácil de criar e gerenciar conteúdos de qualidade com alta possibilidade de indexação pelo Google. Faça do blog uma fonte de informação para que você seja formador de opinião. Se imagine cliente, pense quais sites você acessa, qual seu objetivo e que tipo de conteúdo é o seu alvo. Inserir frases impactantes nas redes sociais, direcionando para o blog, é uma das opções mais certas.